Normalmente medicamentos não funcionam porque estão na dose errada, ou porque o tempo de uso ainda não foi suficiente, ou porque estão sendo administrados para o diagnóstico errado, ou porque não estão sendo usados regularmente da maneira que o médico prescreveu, e também porque o medicamento pode estar sofrendo alguma interferência do nosso DNA.
Hoje, a ciência já sabe que grande parte da explicação para a diferença de resposta de um medicamento de uma pessoa para outra, está no DNA.
Existem genes que interferem diretamente na maneira como cada indivíduo metaboliza e responde aos remédios, assim como as chances maiores ou menores de ter efeitos colaterais.
A área da ciência que estuda essa relação do DNA com os medicamentos é a farmacogenética.
A GnTech é uma empresa brasileira que realiza o teste genético citado na entrevista do Psiquiatra Dr. Guido Boabaid May, CEO da GnTech, ao Manhattan Connection, sobre o teste genético. Esse exame auxilia os médicos na definição do medicamento e da dosagem para eficácia no tratamento da depressão e ansiedade e faz parte da tendência da medicina personalizada.
Saiba mais sobre o Teste Genético para depressão realizado pela GnTech.
São mais de 30 anos como psiquiatra e psicoterapeuta.